terça-feira, 22 de outubro de 2013

O Grande Gatsby

"Foi um desses sorrisos raros, com uma qualidade eterna, que você só encontra quatro ou cinco vezes em sua vida (...). Ele o compreendia na medida que você desejava ser compreendido, acreditava em você como você mesmo gostaria de acreditar, e lhe assegurava que tinha de você exatamente a impressão que, na melhor das hipóteses, você gostaria de produzir."

Autor: F. Scott Fitzgerald
Edição: 1ª edição
Editora: Landmark
Tradução: Vera Lúcia Camargo Guarnieri
Número de páginas: 224 - Edição Bilíngue
Gênero: Romance, Clássico 

Nick Carraway, descendente de uma proeminente família do Meio-Oeste americano, muda-se para Long Island, próxima a Nova York. Na década de 20, Nova York fervilha com a sua constante expansão, à medida que a Bolsa de Valores da cidade cresce e os investimentos aumentam rapidamente. É como corretor de ações que o jovem Nick começa a trabalhar. Long Island é uma península, com dois lados: o East Egg e o West Egg, nos quais se confrontam a "velha" e a "nova" riqueza, respectivamente. O jovem aluga uma pequena casa no segundo lado da península, na vizinhança de uma gigante mansão que mais parecia um castelo, e cujo dono ele conhecia somente como o misterioso Sr. Gatsby. 

A história realmente começa quando Nick visita a residência de Tom Buchanan e sua esposa, Daisy, que é uma prima distante do jovem. Lá ele conhece Jordan Baker, famosa golfista, e ouve os boatos sobre a infidelidade de Tom. Algum tempo depois, ele é convidado à casa de Gatsby, onde, todos os fins de semana, ocorrem luxuosas festas com várias das personalidades de Nova York. E é aí que ele conhece Jay Gatsby, e logo descobre sobre o seu passado, sua vida e sua paixão secreta que se resume a uma luz verde do outro lado da península. Um livro que toma rumos inesperados, mas sempre com a esperança de que Gatsby conseguirá conquistar o seu amor...

O livro é um clássico, e, como tal, pode causar algumas dificuldades na linguagem. Porém, retrata perfeitamente a sociedade da época. O glamour e o status são os guias para uma vida boa e reconhecida. A reputação deve permanecer intocada. O materialismo e a frieza muitas vezes caracterizam os personagens. Os "novos ricos", aqueles que enriqueceram com os investimentos na Bolsa de Valores, contrastam com os "velhos", de famílias poderosas e tradicionais que herdam sua riqueza. A Lei Seca americana também é bastante comentada, inclusive a venda ilegal de álcool que enriqueceu muitas pessoas da época. Caso não queira ler o livro, recomendo o filme homônimo deste ano de 2013, dirigido por Baz Luhrmann, que, na minha opinião, é bem fiel ao livro.

Avaliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário