"Houve um tempo em que um viajante, se tivesse disposição e conhecesse apenas uns poucos segredos, poderia levar sua barca pra fora, penetrar o mar do Verão e chegar não ao Glastonbury dos monges, mas à ilha sagrada de Avalon; isso porque, em tal época, os portões entre os mundos vagavam com as brumas e estavam abertos, um após o outro, ao capricho e desejo do viajante. "

Edição: 1ª edição
Editora: Círculo do Livro
Tradução: Waltensir Dutra
Número de páginas: 308
Gênero: Fantasia, Ficção
As Brumas de Avalon, na verdade, são uma versão da lenda do Rei Arthur, contada pela linhagem feminina, passando por Igraine, Viviane, Morgana e várias outras. O livro, porém, tem um tom bastante místico, explorando o paganismo que dominava a Bretanha naquela época, demonstrando como a chegada do catolicismo foi imposta e algumas vezes até agressiva perante as atitudes pacíficas e tolerantes da outra fé. Marion Zimmer Bradley cria uma narrativa envolvente e bem engendrada, além de uma história realmente baseada nos cultos daquela época e nas várias versões da lenda de Arthur. Recomendo o livro para aqueles que se interessam pelo paganismo, pelos druidas e pelo culto à natureza, apesar de não recomendá-lo a quem tem pouco hábito de leitura, pois é uma leitura pesada e às vezes cansativa, podendo fazer alguém desistir de uma boa história por falta de hábito.
Na Bretanha antiga, onde as lutas contra os invasores saxões são constantes, a Igreja Católica começa a se impor na região. A fé católica começa a tomar o espaço da antiga fé, do culto da Deusa, das sacerdotisas e dos druidas. Com isso, a ilha mágica de Avalon começa a desaparecer nas brumas, afastando-se do mundo real e aprofundando-se no mundo das fadas. Cabe à Senhora do Lago, grã sacerdotisa de Avalon, garantir que a ilha não se perca nas brumas e encaminhar o mundo aos caminhos traçados pela Deusa.
A história começa com Igraine, filha da antiga Senhora do Lago e irmã da Senhora atual, Viviane. Casada com o duque Gorlois da Cornualha e mãe de Morgana, Igraine vive sua vida aceitando os desígnios que lhe foram impostos, até que um dia recebe a visita de Viviane, sua irmã, e Taliesin, o Merlin da Bretanha, que pedem que ela traia o duque Gorlois e case-se com Uther Pendragon, sucessor do Grande Rei da Bretanha, para que tenham um filho que traga uma era de paz à Bretanha, além de reaproximar Avalon do mundo real. As dúvidas de Igraine são muitas, mas ela acaba fazendo o que sua irmã pede.
Tempos depois, Viviane retorna e pede à Uther que deixe-a levar Morgana para Avalon, educando-a como sacerdotisa da Deusa. Aceitada a proposta, Morgana parte com a tia e recebe toda o treinamento de uma sacerdotisa de Avalon. A intenção de Viviane é clara: tornar a sobrinha a próxima Senhora do Lago. Mas será que Morgana resistirá a todas a provações em seu caminho? Será que seu destino será completo?

Nenhum comentário:
Postar um comentário