terça-feira, 23 de julho de 2013

O Teorema Katherine

"É possível amar muito alguém. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."

Autor: John Green
Edição: 1ª 
Editora: Intrínseca
Tradução: Renata Pettengill
Número de páginas: 304
Gênero: Romance, YA

Colin Singleton é um ex-garoto prodígio viciado em anagramas. Se tratando de namoradas, ele tem uma sina curiosa: namorou 19 Katherines, e todas elas terminaram com ele. Quando a XIX Katherine dá um fim no relacionamento , logo depois da formatura do ensino médio, seu melhor amigo Hassan resolve tirá-lo da fossa a todo custo. Os dois amigos embarcam em uma aventura sem destino certo a bordo do Rabecão de Satã. Além de tentar esquecer sua última Katherine, Colin está empenhado em desenvolver o Teorema Fundamental da Previsibilidade de Katherines, para prever o fim de qualquer relacionamento. A dupla vai parar em Gutshot, Tennessee, uma pacata cidade onde fazem amizade com Lindsey Lee Wells.

Depois de ter lido "A Culpa é das Estrelas" e "Quem é você, Alasca?", que me fizeram ver a genialidade de John Green, eu esperava um romance triste tal qual estes, mas é aí que "O Teorema Katherine" me surpreendeu. A fossa de Colin perde espaço para as piadas de seu amigo Hassan, que pessoalmente, gostei mais do que do personagem principal. A parte matemática do livro é extremamente intrigante (tendo até um apêndice só para ela). A abordagem da relação de Colin com seus pais é bem trabalhada, mostrando o quanto os jovens ditos como "nerds" ou "prodígios" são excessivamente cobrados. O romance é bem leve, daqueles que você se pega rindo com os diálogos. A estadia em Gutshot tem episódios engraçados, típicos do interior com seus mitos e peculiaridades. Também gostei muito das ilustrações da capa do livro e das "pílulas de cultura" que o autor coloca nas notas de rodapé para comentar curiosidades ditas por Colin. 

Avaliação

Um comentário:

  1. Quero muito ler. Fiquei perdidamente apaixonada por "A Culpa é das Estrelas"!

    ResponderExcluir