sábado, 26 de maio de 2012

O Mundo de Sofia: Romance da História da Filosofia


 "E agora tens que te decidir, Sofia: és uma criança que ainda não se habituou ao mundo? Ou és uma filósofa que pode jurar que isso nunca lhe acontecerá?..."




Autor: Jostein Gaarder
Edição: 25ª 
Editora: Companhia das Letras
Tradução: João Azenha Jr.
Nº de páginas: 547
Gênero: História da Filosofia, romance filosófico.

Na década de 90, correspondências estranhas começam a chegar para a norueguesa Sofia Amundsen, nos seus quase 15 anos. Questões filosóficas anônimas como: “De onde vem o mundo em que vivemos?” são a introdução do curso por correspondência, e mais tarde presencial que Sofia passa a ter com o professor Alberto Knox. Paralelamente ela recebe correspondências de aniversário enviadas pelo major da ONU no Líbano, Albert Knag à sua filha Hilde Møller Knag, aos cuidados de Sofia.
Alberto Knox resume a história da Filosofia de forma lúdica em suas aulas, indo dos Pré-Socráticos à Freud. Suas aulas práticas fogem da realidade, viajando no tempo e no espaço, desafiando o possível, 
usando uma igreja gótica, um café francês, entre vários outros locais como cenário.
. Cada lição é precedida de uma problema que ela deve tentar desenvolver antes da mesma.  Além de estudar, eles tentam desvendar os mistérios do major, que influencia diretamente suas vidas.
Junto ao estudo da Filosofia há o romance da vida de Sofia, onde seu conhecimento é a forma de entender o mundo onde vive. Conforme eles vão avançando na história, conseguem reunir mais informações sobre o major e sua filha. O livro é um pouco confuso, e só no final tudo é explicado através da metaficção, com a fuga de Sofia e Alberto e seu “encontro” com Hilde e Albert. 
Em 1999 ganhou adaptação para o cinema, mas não foi largamente difundido fora da Noruega.
 O romance presente no livro só fica empolgante quando chega ao final, mas as aulas criativas de Alberto me fizeram refletir profundamente e ver o assunto com outros olhos. Mesmo não sendo um grande romance, é uma boa história.


Avaliação:


Um comentário:

  1. Realmente, este livro é fantástico... quando você começa a leitura não tem vontade parar!!!

    ResponderExcluir